segunda-feira, agosto 25, 2008

OLHAR ESTRANGEIRO: O RELEASE DE "SHOW DE BOLA"


Reproduzo as pérolas do diretor Alexander Pickl para a divulgação do filme Show de Bola. Dispensa qualquer comentário. Diz o release:

"É claro que havia um problema de trabalhar com crianças da favela. Nunca tínhamos certeza se nossos atores principais compareceriam no dia seguinte para a filmagem. (...) Sempre tínhamos medo de que nossos atores principais entrassem numa briga de gangues e fossem mortos."

"Precisamos andar uma vez à noite ao longo da Av. Copacabana, caso queiramos ver qual o valor que tem o futebol no Brasil. Ali realmente cada centímetro quadrado está marcado para campos de futebol de praia. Milhares jogam futebol nesses lugares durante as 24 horas do dia. Em toda a parte. Na praia, nos fundos das casas, nas favelas. Ali, futebol é uma forma de ver o mundo"

"Muitas vezes éramos alvo de tiros. Uma vez fomos presos pela polícia militar e ameaçados pela máfia das drogas."

"Vimos tudo, até mesmo esquinas como a Villamimosa, que, como turista branco, realmente deveria ser evitada, se não quiser ser morto a tiros depois de 50 metros."

"Tínhamos ainda um outro contato com um expert, que atua como guia nas favelas e consegue extorquir muito dinheiro dos turistas."

"Na zona norte, um bairro onde fazem vodu, só nos foi pedido comprar um certo número de telhas, cimento e tábuas para que eles pudessem arranjar um pouco o seu negócio de vodu. Uma experiência bizarra."

"Pode acontecer de termos feito um acordo com um líder de uma favela, mas na semana combinada para a filmagem, este líder poderá não estar mais vivo. (...)Tudo é muito corrupto e arcaico nas favelas".

"Como pode ser visto muito bem no filme, vistas a distância, as favelas parecem colméias de abelhas. Em Cantagalo, uma das favelas, descobre-se, de muito longe, no meio desse favo cinzento, uma construção branca e muito alta, que se parece com aquilo que imaginamos ser uma vila de um barão das drogas da Colômbia."

"Um médico de Munique e meu amigo me contou que se parte de uma taxa de 100% de aidéticas entre as prostitutas."

"Não queríamos acreditar, mas no nosso giro noturno por uma zona rochosa, realmente vimos crianças das cavernas. Durante a noite, às 3 da manhã, vieram crianças de 7 anos de uma fdas cavernas, enroladas apenas em cobertas, pedindo-nos comida e capas de chuva e depois desapareceram novamente nas cavernas."

"Por sorte não existe cinema com estímulo olfativo. Em muitas favelas foi necessário juntar todas as forças para que a equipe toda não vomitasse sem parar. O mau cheiro era imenso."

"Deve-se entender que nas favelas a vida nem é tão ruim assim. Existe um senso comunitário bem forte e são as pessoas mesmas que se atendem. Criam um ou dois porcos em suas casa. Uma vez ao mês é carneado um porco, o que dá motivo para uma grande festa em toda a vizinhança."

"Estávamos absolutamente livres de preconceito e abertos para tudo o que podia ser visto e vivenciado"

Fonte: blog do Marcelo Janot

7 comentários:

Luiz disse...

Eduardo,

Tudo bem?

É lamentável ler essas citações. Mas, infelizmente, é o pensamento de muitos lá fora. Agora também explica um pouquinho as razões de Show de Bola ser tão ruim.

Mudando a prosa: alguma expectativa em torno de La León, lançamento da Moviemobz nos cinemas? Eu vi e gostei bastante.
É Malick e Bresson puro.

Um abraço.

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Edu,
bom saber que você está de volta. Quanto aos comentários do diretor de "Show de bola": no comments. Ou melhor: coisa de gringo, né?
Abração

Eduardo Miranda disse...

Oi, Luiz, tudo bem? Realmente é lamentável que ainda ocorra esse tipo de estereótipo, mas, como brasileiros, já estamos acostumados com essas bobagens, né? Onde você viu o La León? Assisti numa cabine do moviemobz, lá no Arteplex. Você estava lá? É verdade, tem muito de Bresson, mas vou te confessar que não gostei tanto. Gosto muito do ritmo do filme, das imagens, mas não me empolguei muito. O que você achou? Abraço e obrigado pelo comentário!

Eduardo Miranda disse...

Oi, Demas, pois é, vou postando enquanto dá, no tempo que posso, tá difícil, falta de tempo é o mal contemporâneo...hehe... Tenho acompanhado teu blog também, muito bom. Quanto ao Show de bola, eu nem fui assistir, será que precisa? rs. abração!

Anônimo disse...

o filme é muito bom ....

mas gostaria de sabe o nome do
rap que toca no filme é muito bom

Tatu disse...

Diz pra mim que é sacanagem...
olha, doo vc tem certeza desta informação? conferiu a fonte?
a melhor parte é quando ele fala do futebol 24 horas por dia. deve ser coisa de cineasta fazer relatos imaginando imagens cinematográficas, pq eu fiquei pensando numa praia com milhares de desdentados soropositivos raquiticos jogando futebol. e nos bancos uns olheiros da europa e do oriente médio. uma coisa...
vou postar no meu blog.

Anônimo disse...

Ich tue Abbitte, es kommt mir nicht heran. Kann, es gibt noch die Varianten? levitra kaufen cialis preis [url=http//t7-isis.org]levitra bestellen[/url]