domingo, julho 27, 2008

MELHORES DO SEMESTRE


A Liga dos Blogues Cinematográficos faz todos os anos o ranking dos melhores filmes lançados no circuito brasileiro, nas mais diferentes categorias. Para medir a quantas andam as apostas para o Alfred 2008, nosso prêmio anual, a Liga, além dos rankings mensais, faz também o ranking do semestre. Neste momento, a Liga não elege as diversas categorias, mas somente os dez melhores filmes do semestre.

Segue minha lista, com destaque para A Questão Humana, filme quase metalingüístico tal o seu questionamento das verdades da palavra e da imagem. Nicolas Klotz compôs uma estética instigante, complexa e inteligente, cujo transbordamento imagético faz mergulhar no cinema político contemporâneo (nas questões atuais do capitalismo) e, ao mesmo tempo, dialoga de modo assustador com a história do século XX.

1 A QUESTÃO HUMANA Nicolas Klotz
2 SANGUE NEGRO Paul Thomas Anderson
3 NÃO ESTOU LÁ Todd Haynes
4 ZONA DO CRIME Rodrigo Plá
5 DESEJO E REPARAÇÃO Joe Wright
6 XXY Lucía Puenzo
7 O BANHEIRO DO PAPA César Charlone e Enrique Fernández
8 ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ Ethan Coen e Joel Coen
9 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS Cristian Mungiu
10 PARANOID PARK Gus Van Sant

6 comentários:

Luiz disse...

Olá,

Legal que o blog voltou a ter posts.
Só discordo totalmente de O Banheiro do Papa. Claro que não colocaria alguns dos seus no meu top ten, mas o filme do Charlone é bem ruinzinho. O momento Sebastião Salgado é bem constrangedor.

Um abraço.

Eduardo Miranda disse...

Oi, Luiz, você tem razão quanto ao momento Sebastião Salgado, a denúncia naquele momento cria um clichezão, mas, no geral, gosto muito do filme pela vontade de mostrar a América Latina em descompasso com o progresso europeu. Tenho muito interesse pelo tema, inesgotável em todas as abordagens (cinema, literatura, artes, artigos acadêmicos etc). O que acho relevante no filme, no que se refere a esse assunto do qual falei, é justamente a desilusão (latino-americana) com o modelo falido (europeu) do cristianismo como redenção.

Qual seria a sua lista dos 10? Você tem blog? Não deixou o endereço.

Obrigado pelo seu comentário!
Um abraço,
Eduardo

Luiz disse...

Eduardo,

Tudo bem?

É tão difícil fazer listas, mesmo do primeiro semestre eu tive dificuldade. E ainda não vi A Questão Humana, por exemplo.
Não tenho blog ainda, mas estou sempre visitando vários endereços relacionados a cinema.

Um abraço.

Eduardo Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Miranda disse...

Oi, Luiz,
é verdade, fazer listas é sempre complicado. Primeiro porque é preciso hierarquizar a subjetividade dos gostos e segundo porque muita coisa fica de fora, né? Eu gostaria de ter incluído, por exemplo, o "Antes que o diabo saiba que você está morto", um filme muito bem realizado com roteiro bem interessante.
Se puder, veja A Questão Humana e depois me diga se gostou.
Mais uma vez obrigado pela visita.
Um abraço!
Eduardo